SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM MUNIZ DE ALMEIDA NETO
ENSINO FUNDAMENTAL – 1º AO 9º ANO
Rua José Tomás da Silva, nº 30, Residencial
dos Pioneiros CEP:45995-000
E-mail:
escolamunicipaljoaquimmunizdealmeidaneto@hotmail.com
PROJETO DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA:
Minha família, meu maior tesouro
TEIXEIRA DE FREITAS / BAHIA
Novembro - 2011
PREFEITURA
Apparecido Rodrigues
Staut
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Daniel Santos
DIREÇÃO
Samantha Neres Fernandes Gomes
VICE-DIREÇÃO
Jayame Silva
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Maria Cleres Lima Valente
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1. ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM MUNIZ DE ALMEIDA NETO
Rua José Tomás da Silva, s /
nº Residencial dos Pioneiros
Teixeira de Freitas - Bahia
E-mail:
escolamunicipaljoaquimmunizdealmeidaneto@hotmail.com
Fone :3291-6401
CEP:45995-000
1.1. TÍTULO: DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA:
Tema: “Minha família, meu maior tesouro”.
1.2. CLIENTELA ATENDIDA
Todos os alunos regularmente matriculados nesta
unidade escolar;
Pais e/ou responsáveis;
Comunidade;
Funcionários da escola;
1.3. EXECUTORES DO PROJETO
Corpo Docente, Discente, Equipe Gestora e
Parceiros.
1.4. PERÍODO DE EXECUÇÃO
Ano 2012
A minha família é benção do Senhor
Me ensina a tratar minha família com amor.
Edifica
minha casa para o Teu louvor
A minha
família é um presente do Senhor.
Regis Danese
JUSTIFICATIVA
Atualmente a sociedade
tem sofrido mudanças negativas e significativas no que se refere aos modos de
vida, cultura, valores, afetividade, relações interpessoais, dentre outros.
Tais modificações refletem com maior intensidade na escola e, sobretudo sobre
os principais atores do processo de ensino-aprendizagem, o que gera momentos de
instabilidade, ocasionando em algumas situações o individualismo,
competitividade, agressividade, falta de compromisso, comprometendo deste modo
ações de união, solidariedade, respeito consigo e com o próximo e valor à vida.
Antigamente
uma família estruturada era uma garantia de que os filhos desenvolveriam uma
personalidade saudável. Hoje, bons pais estão produzindo filhos ansiosos,
alienados, autoritários, angustiados. Muitos filhos de médicos, juízes
empresários estão atravessando graves conflitos. Por que pais inteligentes e
saudáveis têm assistido seus filhos adoecerem? Porque a sociedade se tornou uma
fábrica de estresse. Não temos controle sobre o processo de formação da
personalidade dos nossos filhos. Nós os geramos e os colocamos desde cedo em
contato com um sistema social controlador.
(Foucault 1998 apud
Augusto Cury)
Tal contexto acarreta novos
problemas com a convivência familiar e a educação dos filhos, ficando com a
escola a responsabilidade por transmitir valores antes pertinentes somente à
família. Nessa perspectiva, faz-se necessária a integração entre
família e escola pra que por meio do processo pedagógico ambas alcancem uma
educação de qualidade.
A família, mesmo com a
triste realidade atual, ainda é o seio para a orientação e construção da
identidade de um indivíduo e devido a este papel, deve ser parceira da escola a
fim de promover juntamente com ela uma relação de cooperação visando contribuir
no desenvolvimento integral da criança e do adolescente. A parceria entre a
instituição escolar e família é orientada e garantida pela lei que rege os
preceitos da educação nacional, a
qual afirma em seu artigo 12, parágrafo VI que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as
normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da
sociedade com a escola”.
Diante deste contexto, o objetivo primordial
do trabalho conjunto entre a família e a escola é colaborar para o
desenvolvimento pleno do educando para que o mesmo se torne um
cidadão crítico, participativo e envolvido nas relações e questões da sociedade
em que está inserido.
Entendendo a relevância de envolver
a família no contexto real da escola, a Escola Municipal Joaquim Muniz de
Almeida Neto desenvolverá o presente projeto cuja abordagem temática “Minha
família, meu maior tesouro”, busca promover a integração entre a escola e as
famílias de seus educandos a fim da construção de uma parceria
enquanto relação de cooperação para ambas as instâncias.
OBJETIVO GERAL
· Promover
a integração entre escola e família a fim da construção de uma
relação de parceria e cooperação;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Valorizar as relações família, escola e comunidade,
promovendo momentos de reflexão, descontração, informação, discussão de
assuntos de interesse social, educacional e familiar;
·
Resgatar o valor da família incentivando a
participação dos pais na educação dos filhos;
·
Promover momentos reflexivos sobre a tomada de novas
atitudes e valores com respeito a si, ao outro e a família;
·
Buscar novas soluções de maneira conjunta para as
situações-problema existentes no ambiente escolar;
·
Desenvolver um trabalho coletivo incluindo a
família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores,
estimulando o crescimento do aluno;
·
Valorizar a figura importante da família para a
formação da sociedade;
·
Criar expectativas sobre situações melhores de vida
a partir de suas informações, atitudes e decisões;
·
Despertar valores como: amor e respeito a si e ao
próximo, amizade, solidariedade, cooperação dentre outros;
·
Fortalecer
vínculos afetivos, aproximando os pais no esforço diário dos profissionais da
educação.
·
Compreender
a importância da participação de cada um no processo do cuidar e educar.
·
Compartilhar
com a família a responsabilidade de educar, enfocando a ação diferenciada de
cada uma das partes.
·
Promover
o dia da família na escola;
·
Reconhecer
que a estrutura familiar vem mudando ao longo dos tempos;
·
Elaborar
cartazes sobre o tema “Família”;
·
Realizar
atividades matemáticas que ajudarão na vida social e escolar dos alunos;
·
Conhecer
nos mapas os municípios vizinhos, sua localização enquanto país, região que
ocupa neste país, continente, planeta;
·
Conhecer
as diferentes culturas e seus aspectos familiares, existentes em nosso país;
·
Perceber,
respeitar a opinião, a cultura de cada aluno, dialogando sempre.
ABRANGÊNCIA
O presente projeto destina-se
aos pais e/ou responsáveis, educadores, educandos, comunidade local e
funcionários da Escola Municipal Joaquim Muniz de Almeida Neto, localizada à
Rua José Tomás da Silva, nº 30, Bairro Residencial dos Pioneiros, no município
de Teixeira de Freitas – BA
METODOLOGIA
O projeto será executado durante o período de 28 de
novembro a 10 de dezembro de 2011, sendo que durante os seus dias de realização
serão desenvolvidas na escola atividades que abordam temáticas como a valorização
da família, a relação entre escola e família, o incentivo ao respeito, ao
diálogo e a paz.
Todas as atividades propostas possuem cunho
educativo, reflexivo e informativo, com abordagem clara e de fácil compreensão
e adequadas aos componentes curriculares pré-estabelecidos pelos educadores
para a unidade corrente.
O projeto contará com a participação de
colaboradores da comunidade local os quais além de contribuir para a execução
do mesmo, também terão um momento onde poderão expor seus produtos, atividades
que realizam, trabalhos artísticos, dentre outros, por meio de stands montados
no interior da unidade escolar e que serão apresentados no dia da culminância
do projeto.
A finalização do projeto dar-se-á no dia 10 de
dezembro, no qual serão realizadas oficinas, palestras, atividades culturais e atividades
recreativas com a participação da comunidade, pais e/ou responsáveis, alunos,
professores, funcionários e colaboradores. Será oferecida aos participantes uma
lembrança do evento.
O presente projeto fora
desenvolvido mediante etapas seqüenciais que auxiliaram seu desenvolvimento:
1º momento: Fundamentação teórica- Estudo e análise de textos que abordam a temática proposta;
2º momento: Discussão e produção da proposta do
projeto;
3º momento: Elaboração do projeto;
4º momento: Socialização com a comunidade escolar;
5º momento: Informativo aos pais
por meio de bilhete;
6º momento: Execução do projeto;
7º momento: Culminância
do projeto;
8º momento: Avaliação
do processo de desenvolvimento do projeto;
9º
momento: Elaboração de documento (relatório) informativo e reflexivo sobre a
avaliação e execução do projeto e quais conhecimento puderam ser adquiridos por
meio dele.
ABORDAGEM
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DESENVOLVIMENTO
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LOCAL
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RESPONSÁVEL
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ABERTURA DO PROJETO – “Minha família, meu maior tesouro”.
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Informar a comunidade escolar sobre a abertura do
projeto, passando-os todas as informações necessárias a respeito do mesmo;
Leitura de mensagem inicial de abertura do
projeto;
Abordagem do tema principal;
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Pátio da escola;
Sala de aula;
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Direção, coordenação e educadores
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Eu, minha escola e minha família
envolvidos com a vida. |
Leitura de textos referentes a temática; Realizar
atividades direcionadas; Confeccionar materiais como cartazes, painéis, peça
teatral, dentre outros; Exibição de filmes sobre a temática;
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Sala de aula;
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Educadores e alunos;
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Viver e conviver, com o outro: o caminho da partilha.
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Leitura de textos referentes a temática; Realizar
atividades direcionadas; Confeccionar materiais como cartazes, painéis, peça
teatral, dentre outros; Exibição de filmes sobre a temática;
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Sala de aula, pátio da escola, sala de vídeo;
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Direção, coordenação, educadores e educandos.
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O que é que poderemos fazer para tornar as atitudes positivas um hábito
no nosso dia-a-dia na escola e no seio da família?
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Leitura de textos referentes a temática; Realizar
atividades direcionadas; Confeccionar materiais como cartazes, painéis, peça
teatral, dentre outros; Convidar pais, avós ou tios para contar histórias,
ler textos e/ou livros, conversar sobre a temática;
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Sala de aula, pátio da escola, sala de vídeo;
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Direção, coordenação, educadores, educandos, pais
e/ou responsáveis.
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É preciso cuidar e vigiar
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Palestra com pais e/ou responsáveis sobre a
responsabilidade, o cuidado e a importância de acompanhar (vigiar) seus
filhos; Leitura de textos referentes a temática; Realizar atividades
direcionadas;
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Sala de aula, pátio da escola, sala de vídeo;
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Direção, coordenação, educadores.
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MINHA FAMÍLIA É UM SHOW - CULTIVANDO BONS ENSINAMENTOS
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Convidar pais, avós, tios para participarem de um
momento cultural no qual farão apresentações (cantar, dançar, atuar, etc)
junto com seus filhos, netos, sobrinhos;
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Sala de aula, pátio da escola, sala de vídeo;
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Direção, coordenação, educadores, educandos, pais
e/ou responsáveis.
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CRESCENDO E APRENDENDO A CONVIVER
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Leitura de textos referentes a temática; Realizar
atividades direcionadas; Confeccionar materiais como cartazes, painéis, peça
teatral, dentre outros; Convidar pais, avós ou tios para contar histórias,
ler textos e/ou livros, ensinar uma brincadeira, fazer um doce, montar uma
horta ou jardim, dentre outras;
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Sala de aula, pátio da escola, sala de vídeo;
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Direção, coordenação, educadores, educandos, pais
e/ou responsáveis.
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Amor, respeito, cidadania, o presente, o futuro e a família
como 1º setor da sociedade;
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Leitura de textos referentes a temática; Realizar
atividades direcionadas;
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Pátio da escola;
Sala de aula;
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Educadores e alunos;
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APRENDER COM E EM FAMÍLIA
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Leitura de textos referentes a temática; Realizar
atividades direcionadas;
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Pátio da escola;
Sala de aula;
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Educadores e alunos;
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MINHA ORIGEM, MINHA IDENTIDADE
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Leitura de textos referentes a temática; Realizar
atividades direcionadas; Confeccionar materiais como cartazes, painéis, peça
teatral, dentre outros;
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Pátio da escola;
Sala de aula;
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Educadores e alunos;
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FAMÍLIAS DO BRASIL
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Leitura de textos referentes a temática; Realizar
atividades direcionadas;
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Pátio da escola;
Sala de aula;
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Educadores e alunos;
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ENCERRAMENTO DO
PROJETO
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Realização de palestra, oficinas, atividades
culturais e atividades recreativas com a participação da comunidade, pais
e/ou responsáveis, alunos, professores, funcionários e colaboradores.
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Escola
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Direção, coordenação, educadores, educando, corpo
de funcionários e colaboradores.
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RECURSOS
Materiais
Sonorização
Papel sulfite
Canetinhas hidrocor
Lápis de cor
E.V.A.
Cola
Tesoura
Lápis
Cartazes
Textos
Atividades xerocopiadas
Humanos
Corpo Docente
Corpo discente
Corpo Administrativo
Pais e/ou responsáveis
Comunidade local
Parceiros
AVALIAÇÃO
Avaliação é um processo que parte da coleta e análise de
dados, objetivando a verificação do alcance ou não de metas pré-estabelecidas
no planejamento, assumindo, dessa forma, a função de orientadora ao longo do
percurso, porém essa ação não deve se manter desvinculada de um pensamento
e prática de ensino crítico e reflexivo. Nessa perspectiva caracteriza-se
como mediadora, dialógica, ampla, permitindo aos sujeitos a reflexão e intervenção
critica sobre a prática, sobre os caminhos da produção do conhecimento,
proporcionando a leitura dos avanços, bem como das dificuldades, obstáculos e
limitações vivenciadas, possibilitando assim, a tomada de decisões
para que as mesmas sejam superadas.
O projeto dia da família na escola com tema “Minha
família meu maior tesouro” será avaliado pela comunidade
escolar logo após o desenvolvimento de todas as ações com o objetivo de
verificar o grau de participação dos envolvidos, bem como dos resultados alcançados.
A avaliação será o instrumento norteador da aplicabilidade do mesmo para os
anos vindouros, podendo até mesmo adequá-lo às necessidades da escola e de sua
clientela.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Lei nº 9.394. MEC. 20 dez.1996.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais:
introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Ensino Fundamental. Brasília,
DF: MEC/SEF, 1998.
CURY, A. J. Pais brilhantes, professores
fascinantes. Rio de Janeiro: Sextantes, 2003.
GENTILE, Paola. Escola e Família: todos
aprendem com essa parceria. Nova Escola, São Paulo, ano XXI, № 193,
jun.-jul. 2006.
PAROLIN, Isabel. Escola, para quê? Mundo Jovem: um jornal de idéias, p. 2. Porto
Alegre, ano XLIII, Nº 353, fev. 2005.