Projeto Anual


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM MUNIZ DE ALMEIDA NETO
ENSINO FUNDAMENTAL – 1º AO 9º ANO
Rua José Tomás da Silva, nº 30, Residencial dos Pioneiros CEP:45995-000
E-mail: escolamunicipaljoaquimmunizdealmeidaneto@hotmail.com










PROJETO DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA:
Minha família, meu maior tesouro













TEIXEIRA DE FREITAS / BAHIA
Novembro - 2011









PREFEITURA
Apparecido Rodrigues Staut


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Daniel Santos


DIREÇÃO
Samantha Neres Fernandes Gomes


VICE-DIREÇÃO
Jayame Silva


COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Maria Cleres Lima Valente
















DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM MUNIZ DE ALMEIDA NETO
Rua José Tomás da Silva, s / nº Residencial dos Pioneiros
Teixeira de Freitas - Bahia
E-mail: escolamunicipaljoaquimmunizdealmeidaneto@hotmail.com
Fone :3291-6401
CEP:45995-000

1.1. TÍTULO: DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA:
 Tema: “Minha família, meu maior tesouro”.

1.2. CLIENTELA ATENDIDA
Todos os alunos regularmente matriculados nesta unidade escolar;
Pais e/ou responsáveis;
Comunidade;
Funcionários da escola;

1.3. EXECUTORES DO PROJETO
Corpo Docente, Discente, Equipe Gestora e Parceiros.

1.4. PERÍODO DE EXECUÇÃO
Ano 2012




































A minha família é benção do Senhor
Me ensina a tratar minha família com amor.
Edifica minha casa para o Teu louvor
A minha família é um presente do Senhor.

Regis Danese










JUSTIFICATIVA

Atualmente a sociedade tem sofrido mudanças negativas e significativas no que se refere aos modos de vida, cultura, valores, afetividade, relações interpessoais, dentre outros. Tais modificações refletem com maior intensidade na escola e, sobretudo sobre os principais atores do processo de ensino-aprendizagem, o que gera momentos de instabilidade, ocasionando em algumas situações o individualismo, competitividade, agressividade, falta de compromisso, comprometendo deste modo ações de união, solidariedade, respeito consigo e com o próximo e valor à vida.

Antigamente uma família estruturada era uma garantia de que os filhos desenvolveriam uma personalidade saudável. Hoje, bons pais estão produzindo filhos ansiosos, alienados, autoritários, angustiados. Muitos filhos de médicos, juízes empresários estão atravessando graves conflitos. Por que pais inteligentes e saudáveis têm assistido seus filhos adoecerem? Porque a sociedade se tornou uma fábrica de estresse. Não temos controle sobre o processo de formação da personalidade dos nossos filhos. Nós os geramos e os colocamos desde cedo em contato com um sistema social controlador.

(Foucault 1998 apud Augusto Cury)

Tal contexto acarreta novos problemas com a convivência familiar e a educação dos filhos, ficando com a escola a responsabilidade por transmitir valores antes pertinentes somente à família. Nessa perspectiva, faz-se necessária a integração entre família e escola pra que por meio do processo pedagógico ambas alcancem uma educação de qualidade.
A família, mesmo com a triste realidade atual, ainda é o seio para a orientação e construção da identidade de um indivíduo e devido a este papel, deve ser parceira da escola a fim de promover juntamente com ela uma relação de cooperação visando contribuir no desenvolvimento integral da criança e do adolescente. A parceria entre a instituição escolar e família é orientada e garantida pela lei que rege os preceitos da educação nacional, a qual afirma em seu artigo 12, parágrafo VI que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola”.
Diante deste contexto, o objetivo primordial do trabalho conjunto entre a família e a  escola é colaborar para o  desenvolvimento pleno do educando  para que o mesmo se torne um cidadão crítico, participativo e envolvido nas relações e questões da sociedade em que está inserido.
Entendendo a relevância de envolver a família no contexto real da escola, a Escola Municipal Joaquim Muniz de Almeida Neto desenvolverá o presente projeto cuja abordagem temática “Minha família, meu maior tesouro”, busca promover a integração entre a escola e as famílias de seus educandos a fim da construção de uma parceria enquanto relação de cooperação para ambas as instâncias.
 



 

OBJETIVO GERAL

·      Promover a integração entre escola e família a fim da construção de uma relação de parceria e cooperação;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·      Valorizar as relações família, escola e comunidade, promovendo momentos de reflexão, descontração, informação, discussão de assuntos de interesse social, educacional e familiar;
·      Resgatar o valor da família incentivando a participação dos pais na educação dos filhos;
·      Promover momentos reflexivos sobre a tomada de novas atitudes e valores com respeito a si, ao outro e a família;
·      Buscar novas soluções de maneira conjunta para as situações-problema existentes no ambiente escolar;
·      Desenvolver um trabalho coletivo incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno;
·      Valorizar a figura importante da família para a formação da sociedade;
·      Criar expectativas sobre situações melhores de vida a partir de suas informações, atitudes e decisões;
·      Despertar valores como: amor e respeito a si e ao próximo, amizade, solidariedade, cooperação dentre outros;
·      Fortalecer vínculos afetivos, aproximando os pais no esforço diário dos profissionais da educação.
·      Compreender a importância da participação de cada um no processo do cuidar e educar.
·      Compartilhar com a família a responsabilidade de educar, enfocando a ação diferenciada de cada uma das partes.
·      Promover o dia da família na escola;
·      Reconhecer que a estrutura familiar vem mudando ao longo dos tempos;
·         Elaborar cartazes sobre o tema “Família”;
·         Realizar atividades matemáticas que ajudarão na vida social e escolar dos alunos;
·         Conhecer nos mapas os municípios vizinhos, sua localização enquanto país, região que ocupa neste país, continente, planeta;
·         Conhecer as diferentes culturas e seus aspectos familiares, existentes em nosso país;
·         Perceber, respeitar a opinião, a cultura de cada aluno, dialogando sempre.



  
ABRANGÊNCIA

O presente projeto destina-se aos pais e/ou responsáveis, educadores, educandos, comunidade local e funcionários da Escola Municipal Joaquim Muniz de Almeida Neto, localizada à Rua José Tomás da Silva, nº 30, Bairro Residencial dos Pioneiros, no município de Teixeira de Freitas – BA



METODOLOGIA

O projeto será executado durante o período de 28 de novembro a 10 de dezembro de 2011, sendo que durante os seus dias de realização serão desenvolvidas na escola atividades que abordam temáticas como a valorização da família, a relação entre escola e família, o incentivo ao respeito, ao diálogo e a paz.
Todas as atividades propostas possuem cunho educativo, reflexivo e informativo, com abordagem clara e de fácil compreensão e adequadas aos componentes curriculares pré-estabelecidos pelos educadores para a unidade corrente.
O projeto contará com a participação de colaboradores da comunidade local os quais além de contribuir para a execução do mesmo, também terão um momento onde poderão expor seus produtos, atividades que realizam, trabalhos artísticos, dentre outros, por meio de stands montados no interior da unidade escolar e que serão apresentados no dia da culminância do projeto.
A finalização do projeto dar-se-á no dia 10 de dezembro, no qual serão realizadas oficinas, palestras, atividades culturais e atividades recreativas com a participação da comunidade, pais e/ou responsáveis, alunos, professores, funcionários e colaboradores. Será oferecida aos participantes uma lembrança do evento.
O presente projeto fora desenvolvido mediante etapas seqüenciais que auxiliaram seu desenvolvimento:

1º momento: Fundamentação teórica- Estudo e análise de textos que abordam                  a temática proposta;

2º momento: Discussão e produção da proposta do projeto;

3º momento: Elaboração do projeto;

4º momento: Socialização com a comunidade escolar;

5º momento: Informativo aos pais por meio de bilhete;

6º momento: Execução do projeto;

7º momento: Culminância do projeto;

8º momento: Avaliação do processo de desenvolvimento do projeto;

9º momento: Elaboração de documento (relatório) informativo e reflexivo sobre a avaliação e execução do projeto e quais conhecimento puderam ser adquiridos por meio dele.










ABORDAGEM
DESENVOLVIMENTO
LOCAL
RESPONSÁVEL


ABERTURA DO PROJETO – “Minha família, meu maior tesouro”.

Informar a comunidade escolar sobre a abertura do projeto, passando-os todas as informações necessárias a respeito do mesmo;
Leitura de mensagem inicial de abertura do projeto;
Abordagem do tema principal;



Pátio da escola;
Sala de aula;



Direção, coordenação e educadores



Eu, minha escola e minha família
envolvidos com a vida.

Leitura de textos referentes a temática; Realizar atividades direcionadas; Confeccionar materiais como cartazes, painéis, peça teatral, dentre outros; Exibição de filmes sobre a temática;




Sala de aula;




Educadores e alunos;


Viver e conviver, com o outro: o caminho da partilha.

Leitura de textos referentes a temática; Realizar atividades direcionadas; Confeccionar materiais como cartazes, painéis, peça teatral, dentre outros; Exibição de filmes sobre a temática;




Sala de aula, pátio da escola, sala de vídeo;





Direção, coordenação, educadores e educandos.

O que é que poderemos fazer para tornar as atitudes positivas um hábito no nosso dia-a-dia na escola e no seio da família?
Leitura de textos referentes a temática; Realizar atividades direcionadas; Confeccionar materiais como cartazes, painéis, peça teatral, dentre outros; Convidar pais, avós ou tios para contar histórias, ler textos e/ou livros, conversar sobre a temática;



Sala de aula, pátio da escola, sala de vídeo;




Direção, coordenação, educadores, educandos, pais e/ou responsáveis.


É preciso cuidar e vigiar
Palestra com pais e/ou responsáveis sobre a responsabilidade, o cuidado e a importância de acompanhar (vigiar) seus filhos; Leitura de textos referentes a temática; Realizar atividades direcionadas;




Sala de aula, pátio da escola, sala de vídeo;




Direção, coordenação, educadores.


MINHA FAMÍLIA É UM SHOW - CULTIVANDO BONS ENSINAMENTOS


Convidar pais, avós, tios para participarem de um momento cultural no qual farão apresentações (cantar, dançar, atuar, etc) junto com seus filhos, netos, sobrinhos;


Sala de aula, pátio da escola, sala de vídeo;



Direção, coordenação, educadores, educandos, pais e/ou responsáveis.


CRESCENDO E APRENDENDO A CONVIVER
Leitura de textos referentes a temática; Realizar atividades direcionadas; Confeccionar materiais como cartazes, painéis, peça teatral, dentre outros; Convidar pais, avós ou tios para contar histórias, ler textos e/ou livros, ensinar uma brincadeira, fazer um doce, montar uma horta ou jardim, dentre outras;




Sala de aula, pátio da escola, sala de vídeo;





Direção, coordenação, educadores, educandos, pais e/ou responsáveis.

Amor, respeito, cidadania, o presente, o futuro e a família como 1º setor da sociedade;
Leitura de textos referentes a temática; Realizar atividades direcionadas;

Pátio da escola;
Sala de aula;

Educadores e alunos;


APRENDER COM E EM FAMÍLIA

Leitura de textos referentes a temática; Realizar atividades direcionadas;

Pátio da escola;
Sala de aula;

Educadores e alunos;


MINHA ORIGEM, MINHA IDENTIDADE

Leitura de textos referentes a temática; Realizar atividades direcionadas; Confeccionar materiais como cartazes, painéis, peça teatral, dentre outros;


Pátio da escola;
Sala de aula;


Educadores e alunos;


FAMÍLIAS DO BRASIL
Leitura de textos referentes a temática; Realizar atividades direcionadas;

Pátio da escola;
Sala de aula;

Educadores e alunos;


ENCERRAMENTO DO
PROJETO
Realização de palestra, oficinas, atividades culturais e atividades recreativas com a participação da comunidade, pais e/ou responsáveis, alunos, professores, funcionários e colaboradores.


Escola

Direção, coordenação, educadores, educando, corpo de funcionários e colaboradores.








RECURSOS

Materiais
Sonorização
Papel sulfite
Canetinhas hidrocor
Lápis de cor
E.V.A.
Cola
Tesoura
Lápis
Cartazes
Textos
Atividades xerocopiadas



Humanos
Corpo Docente
Corpo discente
Corpo Administrativo
Pais e/ou responsáveis
Comunidade local
Parceiros









AVALIAÇÃO

Avaliação é um processo que parte da coleta e análise de dados, objetivando a verificação do alcance ou não de metas pré-estabelecidas no planejamento, assumindo, dessa forma, a função de orientadora ao longo do percurso, porém essa ação não deve se manter desvinculada de um pensamento e  prática de ensino crítico e reflexivo. Nessa perspectiva caracteriza-se como mediadora, dialógica, ampla, permitindo aos sujeitos a reflexão e intervenção critica sobre a prática, sobre os caminhos da produção do conhecimento, proporcionando a leitura dos avanços, bem como das dificuldades, obstáculos e limitações  vivenciadas, possibilitando assim,  a tomada de decisões para que as mesmas sejam superadas. 
O projeto dia da família na escola com tema “Minha família meu maior tesouro” será avaliado pela comunidade escolar logo após o desenvolvimento de todas as ações com o objetivo de verificar o grau de participação dos envolvidos, bem como dos resultados alcançados. A avaliação será o instrumento norteador da aplicabilidade do mesmo para os anos vindouros, podendo até mesmo adequá-lo às necessidades da escola e de sua clientela.
















REFERÊNCIAS


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394. MEC. 20 dez.1996.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

CURY, A. J. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextantes, 2003.

GENTILE, Paola. Escola e Família: todos aprendem com essa parceria. Nova Escola, São Paulo, ano XXI, № 193, jun.-jul. 2006.

PAROLIN, Isabel. Escola, para quê? Mundo Jovem: um jornal de idéias, p. 2. Porto Alegre, ano XLIII, Nº 353, fev. 2005.