terça-feira, 14 de setembro de 2010

Projeto Promoção Humana e Social: Valores - disciplina/obediência/liberdade

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 1º AO 5º ANO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA


PROMOÇÃO HUMANA E SOCIAL 
VALORES: DISCIPLINA/OBEDIÊNCIA/LIBERDADE

           

APRESENTAÇÃO

Atividade didática pedagógica elaborada para as séries iniciais do Ensino Fundamental, centrada com a finalidade de trabalhar o eixo temático Valores e Virtudes. Com a intenção de promover ações individuais e coletivas que propiciem os alunos construir uma imagem e ou postura de si. .Assim, permitirá aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentes valores e virtudes, por meio de leituras, reflexões, troca de informações acerca do tema proposto.

A escola parte integrante dessa sociedade, vem sentido as consequências de atitudes, valores e virtudes na formação dos alunos, cujo desenvolvimento cognitivo, afetivo e social encontra-se em defasagem, justamente em função da falta dos valores que em muitos casos não foram e não são trabalhados pelas famílias, os valores foram se perdendo ao longo dos anos.

A escola como agente transformador, leva em conta de que a aprendizagem efetiva-se na mudança de postura e comportamento. Não havendo esse compromisso, a mesma fica comprometida em trabalhar esses valores e virtudes junto aos alunos. Dessa forma, a consciência é de que a educação não se restringe apenas  ao aspecto cognitivo e sim valorizar o comportamento ,postura e  educar para a convivência,  para o ser, para o ter e para conviver. Em busca desta relação, os valores humanos assumem papel relevante no ambiente escolar, visto que fica inviável manter a harmonia, onde não há comprometimento com os valores e virtudes.

Essas atividades propostas nesta sequência vêm retomar e fortalecer essas discussões e refletir acerca de questões inerentes ao tema proposto.

Vivenciar valores humanos é como sentir-se num pilar de sustentação da convivência humana, valorização da vida e de momentos de convivência.




CARACTERIZAÇÃO - SEQUÊNCIA DIDÁTICA

INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Joaquim Muniz de Almeida Neto

Endereço: Rua José Tomás da Silva, 30- Residencial dos Pioneiros –Teixeira de Freitas-BA.
E-mail: escolamunicipaljoaquimmunizdealmeidaneto@hotmail.com

DIREÇÃO: Samantha Neres e Jayame Silva

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Maria Cleres Lima Valente

CARACTERIZAÇÃO: Sequência Didática – Promoção Humana e Social
Sub temas: Valores- Disciplina/Obediência/Liberdade

OJETIVO GERAL: * Promover ações individuais e coletivas que propiciem aos alunos construírem uma imagem positiva de si, o respeito próprio, traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar projeto de vida e legitimação das formas morais existentes unidade escolar e fora dela.

*Vivenciar os valores humanos como pilar de sustentação da convivência, valorização e respeito pela vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Adotar atitudes, disciplina pelas diferenças entre as pessoas buscando convívio social, obedecendo regras e ter respeito de si mesmo e aos outros.

*Rediscutir a dimensão de valores na educação,

*considerando que ela é parte essencial da estrutura do ser humano.

*Mostrar uma visão respeitosa, mas ao mesmo tempo crítica, de todos os valores discutidos;

*Promover o engajamento dos alunos, mantendo atualizado e em posição de pesquisa permanente, respeitando, a liberdade de opiniões dos alunos;

*Assumir o discurso de cada um dos valores tratados/estudados, estabelecendo empatia com uma visão de mundo.

*Falar de valores e não apenas de um valor;

*Conviver em harmonia junto à comunidade onde estão inseridos.

*Propiciar o desenvolvimento de virtudes/valores indispensáveis à formação humana;

*Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem estar dos alunos e o fortalecimento da autonomia.

EIXO TEMÁTICO: VALORES E VIRTUDES

PROFESSORAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO: Pauline, Renata, Vera (Solange), Eva, Sirlene, Geiza, Margarida, Maria José, Gilmara (Josilene), Ivanete.

PERÍODO DE APLICAÇÃO: Setembro à Dezembro, todas as sextas -feira.
                

PROCEDIMENTOS
TEMA: Disciplina
PERÍODO: SETEMBRO

*Os estudos de valores serão trabalhados toda sexta-feira, assim, deverão atravessar as áreas de conhecimento;

*Promover Rodas de Conversa que possibilite refletir sobre o valor em questão;

*Dialogar sobre os diferentes valores e não apenas de um valor;

*Ler e ou construir a linha do tempo, tendo uma criança como referência;

*Busque no dicionário significado de cada valor estudado;

*Fazer reflexão junto aos alunos das questões:
_ Ter disciplina é ter respeito de si mesmo e aos outros?
_ Criança bem disciplinada é feliz e admirada?

*Ver outras reflexões dos demais valores:
*Leitura coletiva ou individual do texto Disciplina _ Um valor de ouro/outros textos compatíveis com o tema trabalhado.

*Atividades permanentes acerca do valor estudado.
*Montar mural informativo acerca dos valores, divulgar através de bilhetes, informes, cartinha aos pais e ou responsáveis.

*Fazer o mural Árvore da Disciplina;
*Produção de frases e textos;
*Pesquisas (Declaração dos direitos humanos – art. 2) ou outras relacionadas ao Regimento Interno da escola e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente);

*Montar acróstico.
*Apresentar por meio da leitura de imagens e ou recursos visuais ilustrações de crianças em variadas situações cotidianas, com fins de reflexão.

*Promover vivências (dinâmicas de grupo) que possibilitem:
_O auto reconhecimento, com fins de identificar as características pessoais (exteriores e interiores) de cada um;
_ A valorização pessoal;
_ Reflexão sobre o pensamento individual e coletivo.
TEMA: LIBERDADE
PERÍODO: OUTUBRO

*Introduzir o assunto fazendo a hora do conto Rapunzel e ou vendo o filme/desenho;
*Socializar e discutir acerca do texto e ou filme;
*Levantar questões acerca da liberdade:
_Quem é livre?
_ Quem manda em si mesmo?
_O ser humano deve ter liberdade para desenvolver sua personalidade em plenitude?
_Ser livre é ter a dignidade respeitada?

*Estudar o significado da palavra liberdade;
*Fazer leitura compartilhada do texto Liberdade, direito de todos;
*Valorização da diversidade cultural dos alunos, em atividades em que compartilhem conhecimentos já adquiridos;
*Destacar a ideia da coletividade e trabalho conjunto;
*informações sobre direitos e deveres que são pouco conhecidos ou são desrespeitados;
*Uso de materiais atualizados da mídia, como reportagens de revistas e jornais, como pano de fundo para a discussão dos valores humanos;
*Trabalhe na sala de aula com exemplos, músicas e fatos reais, evidenciando semelhanças entre acontecimentos de diferentes locais;

*Destaque de pessoas próximas que sejam exemplos positivos na própria comunidade;
*Selecionar canções pertinentes com a temática em questão;

*Organizar murais sobre o valor a ser abordado no mês;

*Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão;

*Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões;

*Responder a questionamentos inerentes ao tema proposto.

*Comentar a frase: ”Fazer o que eu quero, quando eu quero, para quem quero eu queria. ”Certo ou errado?Por quê?
*fazer atividades permanentes;
*Montar jogral e ou varal de poesias sobre liberdade;
*Pesquisar textos bíblicos que relatam sobre a liberdade e ou personalidades que lutaram e lutam pela liberdade, eis alguns exemplos: Tiradentes; Princesa Isabel; Zumbi dos Palmares; Antônio Conselheiro; Chico Mendes...

*Criar acróstico com o tema estudado – Liberdade;
*Apresentação das atividades relativas ao tema em sala de aula;



TEMA: OBEDIÊNCIA
PERÍODO: NOVEMBRO/DEZEMBRO

*Iniciar a aula fazendo a seguinte reflexão:
_Obedecer significa reivindicar coragem e força interna para facilitar o processo de convivência;
_ A atitude de obediência deve ser impregnada com o entendimento, perdão, tolerância, paciência e empatia.

*Socializar e discutir acerca da palavra OBEDIÊNCIA.
*Buscar o significado da palavra: Eu tenho um sonho;
*Leitura compartilhada referente ao valor estudado;
*Discussão em grupo do tema:
“A vida em sociedade é cheia de regras e leis.
  Se cada um fizesse o que lhe desse na cabeça, tudo viraria um caos”.

*Cada grupo apresentará o seu ponto de vista no final cada grupo fica na responsabilidade de entregar relatórios sobre a apresentação dos outros grupos;

*O representante de cada grupo tecerá comentário sobre o texto – Leis do Coração.
*Atividade escrita com texto enigmático.
*Integrar áreas de conhecimentos com atividades escritas e áudio- visuais;
*Pesquisa acerca das diversas leis que devemos obediência, exemplos:
_Código de Trânsito; Lei Maria da Penha; Estatuto da Criança e Adolescente; Código civil; Constituição Brasileira; LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação); Código Penal; Código Sagrado (Bíblia); Constituição Brasileira; Estatuto do idoso;

*Montar painel/mostra de leis diversas, mostrando assim, a obediência social;

*Mostrar e estudar passagens bíblicas onde relata a obediência que o homem deve ter perante a Deus.

*Estudar e refletir sobre os 10 Mandamentos da Lei de Deus.
*Montar painel de pessoas de diversas religiões que disseminam entre os seus seguidores a obediência sagrada e fatos sociais.
Exemplos: Padre Marcelo Rossi/João Paulo II...
*Leitura de livro: Reizinho Mandão/A droga da obediência/Chapeuzinho Vermelho/Cachinhos de Ouro/ Os três Porquinhos/a Cigarra e a Formiga/A formiguinha e a neve...

*Confecção de murais sobre os valores trabalhos;
*Conversas informais apresentando acontecimentos do cotidiano;
*Montar um livro registrando o valor e o significado dele encontrado no dicionário,



AVALIAÇÃO

A avaliação é um componente do processo de ensino que visa através da mediação, verificação e qualificação dos resultados obtidos, e através destes, reorientar as atividades junto aos alunos.

Desta forma, ao final de cada assunto estudado e mediado espera-se que os alunos:
_ Adote atitudes, posturas mediante colegas e professores; buscando convívio social harmônico no ambiente escolar e fora dele.
_ Revejam e rediscutam a importância do estudo de valores e sua aplicabilidade no dia-a-dia da sala de aula;
_ Tenha postura respeitosa e ao mesmo tempo, crítica dos valores discutidos.
_Conviva em harmonia junto aos colegas de sala e demais alunos no ambiente escolar.
_Desenvolva virtudes, valores indispensáveis à formação cognitiva, afetiva e social.


REFERÊNCIA

ANTUNES, Celso. Desenvolvendo o caráter a partir de Valores e Virtudes-Belo Horizonte. CEDIC, DVD-vídeo.

ANTUNES, Celso. Como Ensinar Valores – Belo-Horizonte: CEDIC-DVD-VIDEO.

RADESPIEL, Maria. Valores de A a Z para viver e conviver. Minas Gerais: IEMAR, 2009 - Vol.2, 3,5.

REVISTA, NOVA ESCOLA- Ano XXIV, N°226. Outubrode 2009. In. Disciplina- Como se livrar dessa amarra e ensinar melhor.





Você encontra os modelos das atividades trabalhadas neste projeto clicando aqui.
(Ainda em construção)

Um comentário:

  1. Parabéns! O Projeto Promoção Humana de voces está excelente!
    Abraços,
    Mirileyde

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