sexta-feira, 31 de julho de 2015

MÓDULO X - COMO ARTICULAR A GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO PARA MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR?

ATIVIDADE PROGESTÃO


O Módulo X do PROGESTÃO aborda a articulação necessária entre a gestão pedagógica da escola básica e as políticas públicas da educação, que visam a melhoria do desempenho escolar, de modo a garantir educação de qualidade para todos. Será examinada a relação entre a legislação, planos, programas e projetos educacionais vigentes. Serão apresentadas algumas experiências e casos bem sucedidos em relação ao desempenho escolar, uma vez que experiências já realizadas podem oferecer ideias e sinalizar novas possibilidades de mudanças.


Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar?
É essencial que o gestor escolar deve estar ciente e deter dos conhecimentos a respeito da legislação, políticas públicas educacionais, Projeto Pedagógico que contemplem o direito a educação e, consequência disso à melhoria da qualidade escolar.
Além disso, o gestor deve orientar em suas ações a equipe escolar e sua comunidade (pais, professores, funcionários, alunos), a fim de promover uma educação que prepare e instrui os cidadãos a participar das decisões, dialogando, buscando o consenso, racionalidade e emancipação das formas de denominação, sobrepondo à escola uma instituição capaz de aperfeiçoar a discussão e as ações referentes ao direito à cidadania para todos, apontando o dever do estado em prol de uma sociedade mais democrática.
Também, faz se necessário uma realização de um diagnóstico da realidade em que a escola está em inserida, e da educação como um todo, para então se propor políticas públicas para atender as necessidades apresentadas pela educação, e para isso usa-se com referencias a avaliação de qualidade do desempenho escolar e da educação nacional com um todo.
Avaliações estas que são denominadas de avaliações externas, que tem como objetivo promover um parecer ampliado da educação nacional, e auxiliar na melhoria da qualidade da mesma. Deste modo, os resultados obtidos contribuem para um acompanhamento do sistema educacional, vibializando verificar os efeitos positivos e negativos das políticas educacionais propostas, possibilitando assim reelaborá-las e suspendê-las.
Além das políticas públicas, vários programas foram criados que objetivam contribuir para o processo da democratização da escola pública. Então, é necessário o gestor não perder de vista o processo educativo que é mediado  contexto sociocultural, pelas condições em que se efetiva o ensino-aprendizagem, pelos aspectos organizacionais e, consequentemente, pela dinâmica com que se constrói o projeto político-pedagógico e se materializam os processos de organização e gestão da educação básica.