ATIVIDADE
PROGESTÃO
O Módulo X do PROGESTÃO aborda a articulação
necessária entre a gestão pedagógica da escola básica e as políticas públicas
da educação, que visam a melhoria do desempenho escolar, de modo a garantir
educação de qualidade para todos. Será examinada a relação entre a legislação,
planos, programas e projetos educacionais vigentes. Serão apresentadas algumas
experiências e casos bem sucedidos em relação ao desempenho escolar, uma vez
que experiências já realizadas podem oferecer ideias e sinalizar novas
possibilidades de mudanças.
Como
articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação
para a melhoria do desempenho escolar?
É essencial que o gestor
escolar deve estar ciente e deter dos conhecimentos a respeito da legislação, políticas públicas educacionais, Projeto Pedagógico que
contemplem o direito a educação e, consequência disso à melhoria da qualidade
escolar.
Além
disso, o gestor deve orientar em suas ações a equipe escolar e sua comunidade (pais,
professores, funcionários, alunos), a fim de promover uma educação que prepare
e instrui os cidadãos a participar das decisões, dialogando, buscando o
consenso, racionalidade e emancipação das formas de denominação, sobrepondo à
escola uma instituição capaz de aperfeiçoar a discussão e as ações referentes
ao direito à cidadania para todos, apontando o dever do estado em prol de uma
sociedade mais democrática.
Também,
faz se necessário uma realização de um diagnóstico da realidade em que a escola
está em inserida, e da educação como um todo, para então se propor políticas
públicas para atender as necessidades apresentadas pela educação, e para isso
usa-se com referencias a avaliação de qualidade do desempenho escolar e da educação
nacional com um todo.
Avaliações
estas que são denominadas de avaliações externas, que tem como objetivo
promover um parecer ampliado da educação nacional, e auxiliar na melhoria da
qualidade da mesma. Deste modo, os resultados obtidos contribuem para um
acompanhamento do sistema educacional, vibializando verificar os efeitos
positivos e negativos das políticas educacionais propostas, possibilitando
assim reelaborá-las e suspendê-las.
Além das
políticas públicas, vários programas foram criados que objetivam contribuir para
o processo da democratização da escola pública. Então, é necessário o gestor não
perder de vista o processo educativo que é mediado contexto sociocultural, pelas condições em que
se efetiva o ensino-aprendizagem, pelos aspectos organizacionais e,
consequentemente, pela dinâmica com que se constrói o projeto
político-pedagógico e se materializam os processos de organização e gestão da
educação básica.