quarta-feira, 21 de abril de 2010

LIXO


Resíduos sólidos - constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados inúteis, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
O conceito de "lixo" pode ser considerado como0 uma invenção humana, pois em processos naturais não há lixo - apenas produtos inertes.
Embora o termo lixo se aplique aos resíduos sólidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que s materiais sejam adequadamente tratados. Além de gerar emprego e renda, a reciclagem proporciona uma redução da demanda da vida útil dos aterros sanitários. Certos resíduos, no entanto, não podem ser reciclados, a exemplo do lixo hospitalar ou nuclear.

TIPOS DE RESIDUOS

O chamado lixo orgânico tem origem animal ou vegetal. Nessa categoria inclui-se grande parte do lixo doméstico, restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, etc. Quando acumulado ou disposto inadequadamente, o lixo orgânico pode tornar-se altamente poluente do solo, das águas e do ar. Ademais, a disposição inadequada desses resíduos cria um ambiente propicio ao desenvolvimento de organismos patogênicos. O lixo orgânico pode entretanto ser objeto de compostagem para a fabricação de adubos ou utilizado para a produção de combustíveis como biogás, que é rico em metano.

OUTROS RESÍDUOS

Resíduos de plástico, metais e ligas, vidro, material de construção etc. quando lançados diretamente no ambiente, sem tratamento prévio, demoram muito tempo para se decompor. O plástico por exemplo, é constituído por uma complexa estrutura de moléculas fortemente ligas entre si, o que torna difícil a sua degradação e posterior biodigestão por agentes decompositores (primariamente bactérias). Para solucionar este problema, diversos produtos industrializados são biodegradáveis.

LIXO TÓXICO

Lixo nuclear e hospitalar entram nesta categoria. Esses resíduos precisam receber tratamento especial, antes da disposição final, de modo a evitar danos ambientais e à saúde das pessoas. O lixo nuclear deve ser isolado, enquanto lixo hospitalar deve ser [incinerado].

POR ORIGEM

Resíduo doméstico: é o formado pelos resíduos sólidos produzidos pelas atividades residenciais e se compõe por aproximadamente 60% de matéria orgânica; o restante é formado por embalagens plásticas, latas, vidros, papéis, etc.

* Resíduo sólido urbano: inclui o resíduo doméstico assim como o resíduo produzido em instalações públicas ( parques, por exemplo), em instalações comerciais, bem como restos de construções e demolições.

* Resíduo hospitalar: é a classificação dada aos resíduos perigosos produzidos dentro de hospitais, como seringas usadas, aventais, etc. Por conter agentes causadores de doenças, este tipo de lixo é separado do restante dos resíduos produzidos dentro de um hospital ( restos de comida, etc), e é geralmente incinerado. Porém, certos materiais hospitalares, como aventais que estiverem em contato com raios eletromagnéticos de alta energia como raios X, são categorizados de forma diferente ( o mencionado avental, por exemplo, é considerado lixo nuclear), e recebem tratamento diferente.

* Resíduo nuclear: composto por produtos altamente radioativos, como restos de combustível nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com radoatividade (aventais, papéis, etc), enfim, qualquer material que teve exposição prolongada à radioatividade ou que possui algum grau de radioatividade. Devido ao fato de que tais materiais continuam a emitir radioatividaade por muito tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados do resto do mundo.

* Resíduos de construção e demolição: abreviadamente conhecidos por RCD, são resíduos provenientes de obras civis - construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição ou derrocada de edificações, assim como o solo e lama de escavações.




Ícaro, Laís,Maria Beatriz, Patrine.




Trabalho realizado pelos alunos do 9º ano, para a disciplina de Ciências, sob orientação da professora Irene

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Metas a serem alcançadas até 2012

Durante os 3 anos da nova gestão da Escola Joaquim Muniz o trabalho será voltado para o alcance das seguintes metas:

• Promover o trabalho diferenciado para atender às necessidades dos alunos;
• Encaminhar os alunos para o atendimento especializado no Projeto Educação Esperança;
• Buscar parceria com a família do aluno, a fim de melhorar seu desenvolvimento em sala de aula;
• Diagnosticar e registrar por meio de relatórios e gráficos, os avanços apresentados, no decorrer das unidades e/ou ano letivo;
• Promover reuniões com professores para troca de experiências com relação ao trabalho de intervenção com esses alunos;
• Valorizar o Profissional da Educação como agente de transformação social;
• Incentivar a Formação continuada.
• Viabilizar por meio da SEMEC os computadores e impressoras para sala de informática;
• Adquirir lixeiras seletivas, junto a Secretaria de Serviços Extraordinários e/ou Prefeitura Municipal;
• Aquisição de livros para o acervo da biblioteca;
• Criação de uma audioteca e videoteca;
• Troca do aparelho de DVD;
• Aquisição de cortinas para as janelas das salas de aula;
• Substituição dos armários dos professores;
• Reivindicação da aquisição de espaço para as aulas de Educação Física, por parte da Secretaria de Educação e/ou Prefeitura Municipal;
• Pintura de elementos de jogos e brincadeiras no pátio, para a hora do recreio;
• Solicitar Projeto de Combate a incêndio do Colégio;
• Aquisição de um computador e um ar-condicionado para a sala dos professores e secretaria da escola;
• Apresentação do calendário aos pais e alunos, conscientizando-os da necessidade do cumprimento da carga horária com o objetivo de alcançar uma aprendizagem significativa;
• Acompanhar as faltas de alunos e funcionários ocorridas durante cada unidade;
• Repor as aulas não ministradas em dias letivos;
• Oferecer atendimento especial para os alunos não-alfabetizados, focando o trabalho com a leitura e escrita;
• Priorizar o alcance de 95% de alfabetização até 2012;
• Diminuir o índice de repetência e evasão escolar;
• Trazer o maior número de pais para a escola;
• Mobilizar e articular o Conselho Escolar para que os representantes tenham uma participação mais efetiva não somente na prestação de contas da unidade escolar, mas também na melhoria do ensino – aprendizagem;
• Adquirir bancos para o pátio da escola;
• Trabalhar em parceria com os educadores para compreender, quando for o caso, o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles, a fim de minimizar a indisciplina na escola;
• Dentre outras;

Eleição para Diretores



As escolas da Rede Municpal de Ensino da cidade de Teixira de Freitas - Bahia, realizaram no último dia 31 de março de 2010 as eleições para escolha do diretores e vice-diretores das escolas. A votação ocorreu das 8 às 20 horas em cada instituição, contando com a participação de pais, alunos, professores e funcionários.



Esse processo eleitoral é um marco na história da educação no município, pois marca o início de um importante processo de democratização na escola. É um momento que enriquece a participação popular.



Na Escola Joaquim Muniz apenas uma chapa concorreu à eleição,esta composta pelas professoras Samantha Gomes e Jayame Silva, o que caracterizou um plebiscito.
Ao todo 375 pessoas participaram do processo, no qual a chapa participante venceu com o total de 85,8% dos votos.
As eleitas exercerão a função de gestoras durante 3 anos.